terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dose dupla - SECOND DAY


Trouxe chapéu de chuva, não volto a ser enganada pelo sol desta cidade.

Chego preparada para me colocar a pensar e escrever algo para o meu super primeiro briefieng =P e o senhor do planeamento vem ter comigo e pergunta se quero ir a uma Presentation Trainee Meeting, eu digo que sim claro.
Vou para a sala de reuniões, aquela que tem como vista a Harbour Bridge, está lá um senhor que nos vai dar uma formação de como apresentar projectos, pensei boa, isto é óptimo segundo dia e já estou a aprender, e quem estava comigo na formação, nada menos do que o Sr. Director criativo, um outro senhor que penso que é de estratégia não sei bem, pelo que percebi já fez tudo dentro da área criativa em todo o mundo e agora assentou os arraiais aqui na Austrália, e não vou dizer o nome dele porque tenho medo de estar enganada e é um senhor com muita experiencia na área e importante para eu dar esse erro ahah e dois criativos, um americano e outro alemão, os dois copys.
Resumindo, éramos 5 na sala, mais John o formador (acho eu, vamos lhe chamar assim pelo menos).

O John apresenta-se e começa a dizer o que vamos fazer: 
    
    1º - Cada um vai apresentar-se, dizer que tipo de apresentações faz e já fez, há quanto tempo cá está um pouco da sua história profissional no fundo, os seus pontos fortes e fracos nas apresentações... (Catarina pensa, boaaa, calhas-te no grupo certo, experiencia ao lado deles, zero, mas tudo bem aprendes mais - é preciso ver sempre o lado positivo.)

     - Cada um vai fazer uma apresentação de 5 min, no fim cada um de nós diz o que achou, e dá o feedback para o que fazer melhor se o outro apresentasse outra vez. 
Pormenor, a apresentação vai ser gravada depois vemos e cada um diz o que devia ter feito melhor.
(silencio na sala) todos dizem ahh  ok acho que tenho de ir, Catarina tem um ataque de pânico interior e ouve na sua cabeça, RUNNN FOREST RUNNN ahah O sr. formador ri-se e diz no worries, é só uma apresentação e tal, e pronto fica tudo calmo, a Catarina continua a ouvir a voz do Run Forest Run, mas começa a ouvir outra voz que diz - vais apresentar o que? Em inglês?? Para estes senhores super fluentes na língua? Estás feita, ouve a outra voz, ouve a outra voz!!!! - Mas ignorei as duas e mantive a postura.

Começaram a apresentar-se, todos já tinham feito apresentações a clientes, os copys, mais ao director criativo, mas também clientes, todos com uns bons anos nesta vida da publicidade. E todos dizem estou aqui na Leo há 2/3 anos mais ou menos.

É a vez da Catarina, o John formador, olha para mim e tenta dizer 3 x o meu nome chamando-me katrina, katarwina eu tento ensinar CA-TA-RI-NA e esquecemos o assunto do nome. 
Começo por dizer que sou de Portugal e que estou na Leo à 1dia, e espero as reacções, todos sabiam menos ele claro, riem-se e ele fica ahh ok, e em Sydney? E eu digo desde 2a. E ele fica ah boa, e eu leio na cara dele que pensa - isto vai ser engraçado - e eu penso a mesma coisa ahah

Continuei, expliquei o que faço e o pouco que já fiz, correu tudo muito bem, percebem tudo o que digo, ele diz que é muito bom eu estar cá e tal.

APRESENTAÇÕES!!!!! O PANICO aumenta
Saíram todos para ir buscar qualquer coisa e eu penso, vou apresentar o que? Catarina pensa rápido o que tens no disco externo? Tudoooo, logo tens de ter lá algo para apresentar. Então penso olha, vou apresentar o trabalho final da Etic, é a única apresentação que está com poucas palavras em português, preparada e que ainda me lembro como é. 

Mas o John assim que íamos a sair da sala disse, Catarina não sei como queres fazer, não tens nada para apresentar não é? Mas se quiseres podes tentar dizer algo não sei, ou podes só assistir. E eu digo não não, eu tenho ali uma apresentação que fiz na escola portanto se puder ser por mim está tudo bem, eu apresento aquilo. Vi na cara dele que não estava à espera daquela reacção. E diz a sério? Queres apresentar? E eu disse claro, porque não, estou aqui para aprender. Fail, Fail again, Fail better right? Ele sorriu e disse óptimo, vai buscar a apresentação. Eu disse que tinha coisas em português, mas eu tentava traduzir à medida que apresentava, e ele disse tudo bem como quiseres está óptimo.

Fui buscar a pen, e passado meia hora estava ele a pôr a minha apresentação no ecrã virado para a Harbour Bridge ahah e a contar-lhes a nossa conversa do se quiseres não apresentas e tal, e de eu lhe dizer não não tranquilo, eu estou aqui para aprender por isso bora lá lol Pressure on me =/

As vozes  na minha cabeça já se tinham calado. E SOFIA, apresentei o Veganist em Sydney, agora somos wordwilde ahah. No fim, acho que até fui bem para quem cá está à 2 dias, bons feedbacks e o senhor disse que o meu inglês era bom, que todos perceberam tudo (o que me deixou espantada, a sério que o meu inglês é bom, boa) e que claro que vou apanhar as expressões australianas em três tempos, mas que para uma semana cá e um dia na Leo estive muito bem na apresentação. 

Homework para a próxima 3a - ver o vídeo que me vão dar e apontar o que mudava no fiz. Uiii medinho ahah

Mas foi uma óptima manhã de formação, o John deu umas dicas óptimas para apresentações.

Passado o pânico de falar em público as coisas começam a fluir e acho que no final, as contas são bastante positivas, não me enterrei do género esta nem falar sabe vamos mas é envia-la de volta para o cantinho da Europa à beira-mar plantado. E mostrei de que raça são feitos os portugueses, medo?? Bring it on.
E até já tenho um novo brief para pensar, ou ajudar outra dupla vá, que me pareceu bem mais aberta a pessoas que a primeira =P

Ah e quando saí da formação vi um poster da festa de aniversário da Leo Burnett Sydney. A festa está no sangue Leo Burnettiano, seja Portugal ou Austrália, continentes diferentes, línguas diferentes, o mesmo espírito. =)

Com isto acho que mostro que até agora, estou a ser bem aceite, bem tratada e que estou a gostar bastante. Ah e já tenho cartão para entrar no edifício, portanto acho já faço parte da família oficialmente.

See ya

7 comentários:

Anónimo disse...

Boa Catarina! Mostra-lhes a nossa raça! tudo a correr bem! Beijinho Paula

Anónimo disse...

boa miúda. tu és a bossidade anw.
estou a amar ler o blog, vai dando notícias :D

bj Joana Ferreira

Rita disse...

ahah, eu tenho ali uma apresentação para mostrar, é assim msmo, já tens uns tomatinhos maioires com essa:P
bjinhossss

Anónimo disse...

Grande Catarina!!! Ninguém tinha dúvida das tuas capacidades línguísticas e cm disseram lá em cima dos teus grandes cojones!! eheheh

beijão

Anónimo disse...

Bem, tiveste muita bem!!!!=D

Ali logo com o truque na manga....nem na Australia te apanham assim de mãos abanar!!!

Bjao!!!
Joana Nelhas

Sofs disse...

hahahaha fartei me de rir com o RUN FOREST RUN!! haha Katrina tiveste muita bem :) e vamos dominar o mundo com veganist, portugal, agora sidney depois o MUNDO MUAHAHAHAHA :p beijo girl tenho saudades mas sei que tas a curtir que nem uma animal have fun*

Joana disse...

Que medooo miúda,isto o first não nos prepara para os obstáculos da vida tá visto... Mas muita bem Tininha clap clap 1º ultrapassado, next level!! ;)

Saudades*
joana pinto